Covid - 19
O que é que já sabe sobre protecção ocular, na prevenção à Covid – 19?
(verifique aqui o botão COVID– 19 e as soluções Huiladesign, de biosegurança)
Choque de realidade – vacina e tratamento, ainda longe
Para a Covid – 19, não temos ainda resposta imunitária que combata este novo coronavirus.
Não existe, portanto, vacina profilática, nem tratamento médico eficaz para pessoas doentes, apesar de todos os esforços da comunidade científica na resolução deste problema. Até chegarmos a uma vacina, ou a um tratamento direccionado, será necessário:
• Melhor entendimento do virus
• Múltiplos Testes de labratório
• Múltiplos Testes em animais
• Testes em larga escala em pessoas
• Comprovação da Eficácia
• Aprovações governamentais
• Produção / distribuição.
Verifique agora em 4 passos, tudo o que precisa saber sobre protecção ocular, para decidir proteger os seus olhos, em momento de pandemia por Covid – 19.
1 – Como tem protegido os seus olhos do contágio de Covid – 19?
Pelas informações que chegam da OMS e dos estudos que vão sendo publicados, sabemos que a transmissão do novo coronavirus, é feita através de gotículas infectadas.
Essas gotículas expelidas pelo outro (pela fala, expiração, tosse e espirros) infectam em caso de contacto com a boca, nariz, mas também os olhos Existe também autocontaminação, se as nossas mãos tocarem em superfícies infectadas com coronavirus, e se depois as levarmos ao rosto: boca, nariz e olhos.
Será que estamos a valorizar devidamente o contágio de Covid - 19 pelos olhos?
Olhos postos na ciência
Um estudo de Maio, desenvolvido pela equipa de Michael Chi Way, da Escola de Saúde Pública de Hong Kong, refere que o contágio pelos olhos, da Covid – 19, é 100 vezes mais eficente do que comparado com o coronavirus já conhecido que causa o SARS
- Inclusivamente, o South China Morning Post, reporta que o médico Wang Guangfa, no final do mês de Janeiro, reportou que estava com catarro, depois de passarem 3 horas de ter detectado uma conjuntivite. Posteriormente foi testado positivamente com Covid – 19.
- Investigadores, especialistas em saúde pública global e em doenças infecciosas, da prestigiada Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos EUA têm revelado análises de dados e estudos de extrema importância.
Estes especialistas também concluiram que a superfície ocular pode ser uma porta de entrada para o novo coronavirus, como também pode servir como reservatório para a transmissão de pessoa para pessoa. Assim, sendo os olhos assumem um local secundário de infecção. Este estudo informa ainda que as lágrimas são fonte infecção
O Dr. Amesh Adalja, pesquisador sénior da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, refere que as VISEIRAS DE PLÁSTICO oferecem outro meio de dissuadir a Covid – 19, que alguns podem achar mais fácil.
Confira aqui o video sobre as viseiras produzidas pela Huiladesign
- Na revista médica The Lancet, foi publicada uma meta-análise, financiada pela OMS que indica que o uso de máscaras médicas e viseiras de protecção ocular, bem como o distanciamento físico é a melhor forma, embora não na totalidade, de evitar o contágio de Covid – 19. Ficou provado pelo estudo que havendo protecção ocular, o risco de infecção por Covid – 19, por esta via é 3 vezes menos, pelo que este tipo de protecção não deve ser desconsiderado
2 – Não é tempo de afrouxar a protecção!
O uso de viseiras de protecção ocular com máscaras médicas deve combinar com todas as outras medidas de prevenção como etiqueta respiratória, higienização frequente e correcta das mãos com água e sabão e distância física idealmente de 2m.
A vida segue, as crianças têm que estudar, as pessoas têm que sair para trabalhar e as empresas precisam de produzir - esse distanciamento físico nem sempre vai ser possível -
3 – Viseiras no “novo normal”, sim!
As viseiras de protecção ocular, em material plástico transparente como PET actuam como barreira de retenção das gotículas (partículas densas) infectadas com SARS – CoV – 2, diminuindo o risco de infecção pelos olhos.
Profissionais de Saúde
Existem determinados tratamentos médicos invasivos, que precipitam por parte do doente, projecção de gotículas e aerossol (partículas pouco densas que ficam em suspensão) pelo que é imperativo que o profissional de saúde esteja bem apetrechado de EPI’s, inclusivamente de viseiras de protecção ocular.
Apesar de persistir a necessidade de mais estudos e linhas orientadoras sobre a protecção ocular, já foi publicado um estudo feito em ambiente de simulação, que a viseira de protecção ocular reduz em 92% a possibilidade de transmissão do virus por gotículas, a 1,80m de distância, e a 96% a 45 cm de distância, portanto, a utilidade do uso da viseira, para todos, adivinha-se inegável.
Viseiras Huiladesign
Air India
A companhia aérea de bandeira, da India, na retoma dos vôos, oferece kits de viseiras e máscaras aos passageiros
Estados Unidos (alguns estados) e Singapura, por exemplo, já definiram que, na reabertura das instituições de ensino, pós lockdown, professores e estudantes vão utilizar as viseiras de protecção ocular
Máscaras - não são para todos
De acordo com as recomendações do Britains Cabinet Office (departamento do governo do Reino Unido), nem todas as pessoas podem utilizar máscaras faciais e ressalva que pessoas com estes problemas respiratórios, (incluidas no grupo de risco para Covid – 19) não devem usar este EPI:
• Asma
• Doença obstrutiva crónica
• Fibrose quística
• Bronquite crónica
• Enfisema
• Cancro pulmonar
A máscara pode causar desconforto e ansiedade, que alteram o padrão da respiração e agravam os problemas respiratórios.
4 - Benefícios Viseiras de Protecção Ocular
Segundo a avaliação dos especialistas, alinhada com o website de informação médica Infeccion Control Today, é possível listar um conjunto de benefícios relevantes no uso das viseiras de plástico para protecção ocular:
Reutilização
As viseiras são um EPI reutilizavel, facilmente higienizado com água e sabão neutro.
Menos obstrutivo na boca que as máscaras
São mais confortaveis que as máscaras, sobretudo para pessoas com problemas respiratórios.
Comunicação facilitada
Pela transparência do plástico conseguem ver-se as expressões, e a oralidade é mais entendível.
Evita o contacto das mãos no rosto
Muitas pessoas baixam a máscara para falar, ou estão muitas vezes a levar as mãos ao rosto para a ajustar.
Fundamental no ambiente hospitalar
Os profissionais de saúde não podem prescindir deste importante EPI que os protege de respingos de sangue, goticulas e aerossol contaminado, sobretudo em tratamentos invasivos.
A viseira impede que levemos as mãos à boca, nariz e olhos, que é um gesto potencialmente perigoso sobretudo se as mãos não estão higienizadas
Agora que tem uma “visão” mais esclarecida, reflita…
Não é o momento de relaxar nas medidas de prevenção. Alguns países estão perto de viver uma segunda vaga de casos, e outros há que ainda nem atingiram o pico da primeira. Angola continua, também a somar casos diários.
Todas as medidas de prevenção do contágio por novo coronavirus, têm que ser mantidas nas rotinas diárias, por tempo indeterminado. Vivemos o “novo normal”, adaptados às circunstâncias. E o fim da pandemia não parece estar à vista.
A Huiladesign como fabricante nacional de viseiras, estará atenta a mais linhas orientadoras e a estudos científicos subsequentes sobre protecção ocular.
De acordo com os estudos prévios, e com a análise dos especialistas, provavelmente temos desvalorizado que os olhos são um importante meio de recepção e transmissão da doença.
Assim sendo, pensemos mais em protecção total do rosto dando um pouco mais de atenção à protecção ocular
Deixe a sua opinião sobre este artigo, para sabermos que este artigo foi útil para si.
Consulte a ficha técnica das viseiras produzidas na Huiladesign
Navegue pelo nosso site e siga-nos nas redes.
www.huiladesign.com facebook.com/Huiladesign linkedin.com/company/huiladesign Instagram:huila_design